O que somos não é o reflexo literal do que podemos ser. Nossas conquistas não dizem tanto quanto nossas quedas. Não aprendemos apenas com vitórias, mas também e principalmente com as derrotas, pois elas nos marcam profundamente. Cicatrizes são para sempre.

sábado, 7 de abril de 2012

RESPEITO. Item fundamental em qualquer relacionamento.

O respeito é um sentimento positivo (assim como o amor) de estima por alguém ou por algo. Também pode ser sinalizado através de ações e/ou comportamentos. Deve ser conduzido de acordo com uma moral reta.

A grosseria é sem duvida um desrespeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para qualquer relacionamento.
Respeito não deve ser confundido com tolerância porque tolerância quase sempre esta relacionado a algo não positivo (Ex.: eu suporto o comportamento do meu vizinho para não causar conflito...), e não é compatível com desprezo (Ex.: em uma roda de amigos o comentário é geral "meu chefe é um tapado, tem sorte em ser da família do dono da empresa...").
A palavra respeito vem do latim respicere que significa olhar para trás. Isso evoca a ideia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido, por isso é dito que o respeito deve ser merecido.
A meu ver o respeito é maior que o amor. Quando amamdo, nem sempre temos capacidade de respeitar o limite do ser amado (Ex.: os pais que amam demais sempre protegem ao ponto de sufocar o desenvolvimento natural e individual de seus rebentos, dando aos filhos limites baseados em suas experiências de vida. Não respeitam a natural individualidade de cada ser humano...).
Quando em um relacionamento de trabalho, conjugal, fraternal, pessoal o respeito acaba, não importa os valores agregados a essas relações. O distanciamento é inevitável e como consequência da distância, temos o descaso, o desprezo o fim do amor por alguém ou por aquilo que se faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário